Sensei da AKIRS publica artigo científico sobre neuroaprendizagem!

A contribuição da neuroaprendizagem na formação de instrutores de artes marciais

No mês de abril saiu a publicação do artigo “A contribuição da neuroaprendizagem na formação de instrutores de artes marciais” na revista científica EfDeportes, da Argentina.

Você pode conferir o artigo na íntegra no site: http://www.efdeportes.com/efd227/a-contribuicao-da-neuroaprendizagem-artes-marciais.htm

Resumo
As artes marciais como um sistema físico-moral surgiram cerca de 1.400 anos através do fundador do zen-budismo, Daruma, também conhecido como Bodhidarma. Atualmente existem diversos sistemas de lutas, divididas entre orientais e as consideradas ocidentais. Embora as artes marciais sejam populares e existam diversas organizações nacionais para coordenar a sua prática, não compete ao Conselho Federal de Educação Física sua regulamentação e não há qualquer programa de formação de instrutores nem leis federais sobre o tema, o que pode resultar em lesões físicas psicológicas advindas de orientações equivocadas por parte de professores sem formação formal. A Neurociência da aprendizagem é o estudo de como, durante a aprendizagem, o cérebro estabelece as redes neurais, como os estímulos chegam, são processados e armazenados. Este conhecimento é importante para professores pois ajuda a estabelecer estratégias adequadas em um processo dinâmico, provocando mudanças de qualidade e de quantidade no sistema nervoso central do aluno. Diversos autores como Jean Piaget, Howard Gardner e Dias e Seabra trouxeram significativas contribuições nos campos da Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Cognitiva e Funções Executivas respectivamente e assim conclui-se que estas contribuições, se inseridas em um programa mínimo de formação de instrutores de lutas, pode trazer benefícios tanto para os professores quanto para os alunos, assim como para as artes marciais em si.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *