Um plano de aula de Karate-do para crianças.

kidskarate1As aulas de Karate para crianças não podem e não devem ser iguais as de adultos. Crianças se entediam e perdem o foco fácil, precisam ser estimuladas o tempo todo e o professor tem que ter isso em mente ao elaborar seu plano de aula.

Em um trabalho que apresentei em um seminário de educação, apresentei um projeto que desenvolvi em uma escola onde o foco era a iniciação ao karate, com atividades lúdicas onde a brincadeira parece sem sentido, mas se olharmos melhor veremos conceitos básicos de kumite envolvidos. Uma dessas atividades era o “Gato pega Rato”:

Plano de Aula – Gato pega rato

Objetivo: Praticar e aprimorar tempo de reação

Conteúdo: tempo de reação

Métodos:

  • Aquecimento
  • Explanação sobre tempo de reação
  • Divisão da turma em 2 fileiras, frente a frente, com espaço de 2 metros entre eles. Uma fileira será chamada de GATO outra de RATO. Ao comando de GATO PEGA RATO, por exemplo, a fileira dos GATOS terá que correr atrás dos RATOS, que estarão salvos se chegarem ao fundo da sala. A ordem de comando deverá ser alterada diversas vezes, alternando quem pega quem ou ainda mudando o sentido do comando. Por exemplo, pode-se dizer GATO FOGE DO RATO. Desta maneira os alunos terão que prestar muita atenção ao comando e responder no menor tempo possível de maneira acertada.

 

Isto não quer dizer que a aula de karate tem que ser igual à Educação Infantil, mas deve-se mesclar a iniciação técnica com atividades lúdicas e psicomotoras para então termos uma turma de karatekas felizes e assíduos!

Comments are closed