Cobra Kai e o Tang Soo Do

Embora a série Cobra Kai seja do universo do Karate Kid, é interessante notar que a arte marcial treinada e ensinada por Kreese não é Karate-do, mas sim uma arte marcial coreana, o Tang Soo Do.

Esse cara é o aprendiz do Darth Sidious, só pode…

Sim, nos Estados Unidos é comumente chamado de “karate coreano”, o que de certa forma não está errado.

O Tang Soo Do segundo os praticantes defendem, é uma arte marcial coreana que combina elementos do Karate, do Taekkyeon coreano e do Kung Fu chinês. Suas raízes remontam à Coreia do século VI, quando o Taekkyeon era praticado pelos antigos guerreiros coreanos, os Hwarang. Com o tempo, essa prática tradicional evoluiu e foi influenciada por outras formas de combate, principalmente o Karate Shotokan, trazido do Japão durante a ocupação japonesa da Coreia (1910-1945).

Em 1945, após a libertação da Coreia do Japão, o Tang Soo Do foi formalizado por Hwang Kee, um mestre que estudou várias artes marciais, incluindo o Karate Shotokane o Kung Fu. Ele fundou a Moo Duk Kwan, uma das principais escolas de Tang Soo Do, que rapidamente se espalhou pela Coreia e pelo mundo.

Então, em um dojang de Tang Soo Do, o que se fala não é japonês e sim, coreano. Mas o que mais me chamou a atenção foram as formas praticadas por eles, os nossos Kata. Para quem treina qualquer karate-do da linhagem Shuri-te, poderá facilmente reconhecer isto:

SPOILER!

Nesta última temporada ficou ainda mais clara a diferença das artes marciais do Cobra Kai com o Miyagi-do, uma vez que Kreese foi para a Coréia e dominou praticamente o dojang e seus membros. O programa mostrou bem as nomenclaturas e o local de nascimento do Cobra Kai, mostrando a origem do conhecimento do Sensei do mal!


Portanto, embora todo o universo se chame “Karate Kid”, Johnny Lawrence não pratica Karate-do e o All Valley Tournament não era um torneio específico da nossa arte marcial. Mas, nessa altura do campeonato, o leitor já deve saber que nos Estados Unidos, tudo vira show…

Comments are closed.