Kobudo

As armas antigas de Okinawa

No início do Karate-do Shotokan, Funakoshi sensei ensinava, junto com as mãos vazias, duas armas: Bo (bastão longo, de 1,80m) e o Sai (par de adagas com três pontas). Diversas fotos mostram Funakoshi sensei treinando com tais armas.

Kobudo no Shotokan
Funakoshi sensei com armas do Kobudo

Por conta dessa proximidade, decidimos nos aprofundar nesta arte marcial e ao longo dos anos participamos de diversos eventos e exames de kobudo para a nossa formação, que você pode conferir em nosso blog.

Em 2017 iniciamos nosso aprendizado com cursos específicos oferecidos pela Ryūkyū Kobudō Hozon Yōshūkan de Porto Alegre. Em 2018, André sensei esteve em Okinawa, Japão, para treinar com Nagamine Tomoichiro sensei, do Uechiryu Ryushikai.

André sensei em Okinawa (Japão) treinando Kobudo

Em 2019 iniciamos as nossas graduações em Kobudo da Shinshukan de São Paulo, onde nosso sensei chegou ao 1º kyu.

A principal arma é o Bo (bastão), mas o aluno aprende a usar o Sai (tridente), Nunchaku, Tunkwa e Kama (foice). O uniforme também muda, sendo a parte de cima (uwagi) preta e a calça (shitabaki) branca.

Os treinos possuem uma estrutura semelhante ao treino de Karate-do: Taiso (aquecimento), Kihon (fundamentos), Kata e trabalho em Duplas (Kumite) no uso das armas contra o Bo. A graduação também segue um padrão próprio, sem vínculo com o ensinado no Karate-do, com suas faixas e conteúdos específicos como armas e kata.

Atualmente a AKIRS possui seu próprio de Kobudo exclusivo para os membros chamado de Ippon Kobudo e suas aulas são marcadas em dias especiais.

Comments are closed.