Exames de dan e kobudo e final do curso de instrutores.

O mês de novembro/21 foi bem marcante para a AKIRS. Nos dias 13 e 14 o dojo esteve ocupado com final do curso de instrutores na programação, envolvendo pessoas de diversos locais do RS, SC e RJ!

Aproveitando a vinda do instrutor-chefe da SKIF Brasil, Paulo Santos sensei (7º dan), organizamos diversas atividades. Também tivemos a visita do diretor administrativo da entidade, Sérgio Mayo sensei. Para que fosse possível, todos os envolvidos estavam com, pelo menos, as duas doses da vacina de covid já realizadas.

Começando pelo sábado, tivemos na parte da manhã treino de Kobudo. Paulo sensei é Sandan (3º dan) de Kobudo Shinshukan e com isto, treinamos as diversas armas da escola, com seus kata, aplicações e kihon.

No início da tarde, tivemos os exames de kyu dos kobudokas da AKIRS. A aluna Valkiria foi aprovada para a faixa azul (4º kyu); o aluno Ederson foi aprovado para a faixa laranja (5º kyu) e eu, André, fui aprovado para a faixa roxa (2º kyu).

Exames de kobudo

Já na parte da tarde de sábado, após o kobudo, foi realizada a parte final e presencial do curso de instrutores da SKIF Brasil. Foi repassado o conteúdo, tiradas dúvidas sobre Kata mais avançados e no final, tivemos a entrega dos certificados de credenciamento de instrutores.

Agora o Rio Grande do Sul conta com 3 instrutores oficiais da SKIF:

  • André Traichel, da AKIRS (Teutônia), instrutor nacional categoria D;
  • Ederson Araújo, da ANDK (Alegrete), instrutor nacional categoria E;
  • Edinilson Dorneles, da MUSHIN (Uruguaiana), instrutor regional.
Certificação do curso de instrutores da SKIF Brasil

Por fim, no domingo pela manhã foram realizados 3 exames de dan, válidos pela SKIF. Foram aprovados nos exames os candidatos:

  • para SHODAN, a Janaína de Guaramirim/SC;
  • para SANDAN, Edinilson de Uruguaiana/RS;
  • para YONDAN, André de Teutônia/RS (eu mesmo!)

Agradecemos imensamente aos nossos convidados que vieram de tão longe para este final de semana de muito karate-do. Que a aprendizagem destes dias sigam por muito tempo! Oss!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *