Alguns cuidados ao procurar um dojo de arte marcial.

Iniciar algo novo é sempre uma aventura. Procurar um dojo de arte marcial é o primeiro passo para quem quer começar com lutas.

Cuidados ao procurar um dojo de arte marcial
Dojo da AKIRS

Mas nesta busca por um lugar para começar a treinar, você pode se deparar com algumas coisas que se parecem com dojo e professor. Mas, como diria aquela velha propaganda, tem coisa que parece, mas não é

Charlatões, pseudoprofessores e pseudo artes marciais sempre existiram. No entanto, com o crescimento de recursos como Youtube, hoje em dia o surgimento de novas modalidades de lutas que vieram da simples cópia de vídeos é algo surpreendente.

Tenho visto isto já com alguma frequência no Kobudo, a arte das armas antigas de Okinawa. Até então algo desconhecido, hoje muitos tem visto os vídeos dos kata no youtube, decoram e então passam a ensinar…

Para que você tenha uma luz na busca de um lugar para a prática segura de uma arte marcial séria, o pessoal do TSURUGI NO MICHI – O ESPÍRITO MARCIAL, redigiu um excelente artigo com alguns tópicos para serem observados ao procurar um dojo de arte marcial. As dicas servem não apenas para as artes da espada como o Kendo e o Iaido, que é o foco do blog, mas também para o Karate-do e o Kobudo.

Vou destacar um dos tópicos, que acho fundamental e que deveria estar sempre na mente de quem visita um dojo:

Em todo caso, o primeiro passo para evitar um charlatão é a pesquisa. A internet é uma ferramenta formidável para recolher dados e opiniões, sendo possível fazer uma pré-avaliação da arte que você tem interesse em treinar.


Então boa leitura e procure sempre conhecer e estudar o Caminho (DO) que escolher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *